Our Recent Posts

Tags

Ah o carnaval...

Entre máscaras, fantasias e muita folia acontece o carnaval, onde celebramos o nosso Dionísio, deus do vinho, das festas e do extase. Para a psicologia Junguiana, a mitologia é uma forma de entendimento da psique humana.

Através das máscaras e fantasias estamos mais livres, podemos viver o lado mais permissivo, nos soltamos, pulamos, brincamos. Para soltar a nossa parte mais permissiva, que as vezes fica presa nas nossas rotinas de horários, prazos e obrigações.

No carnaval, podemos ser quem nos queremos ser, qual fantasia você escolheu? O que ela diz sobre você?. As fantasias são uma parte da nossa personalidade, escolhemos a fantasia pois algo dentro de nós nos chama para escolher essa ou aquela fantasia em particular, e assim, o que parece uma simples brincadeira de carnaval é também um contato com seu eu interno e com o eu coletivo pois somos seres sociáveis e frutos de uma sociedade que nos influencia a cada momento.

Essa grande influência chamada coletivo que mistura música,ritmos, tribos, gerações, região e muitas outras coisas para celebrar o carnaval.

Como na psicologia Junguiana sempre trabalhamos com os dois polos, as duas faces, até agora estive falando do carnaval como algo saudável e positivo, porém podemos ver o outro lado do carnaval onde excesso, exageros, violência e intolerância acontecem, já que estamos com a "fantasia" acreditamos que somos invisíveis e podemos cometer esses pequenos delitos com a nossa alma.

Então me pergunto no carnaval que fantasia você usou?


Ana Mauad

(11) 3721-5105 / (11) 9 9896-1186

R. Dom Armando Lombardi - Jardim Guedala -Morumbi, São Paulo - SP, Brazil

Ana Mauad - Psicóloga Clínica - Online-  Jardim Guedala - Morumbi